Ao você entrar em contato, já irei realizar o que chamo de pré-avaliação, onde te faço algumas perguntas sobre a sua queixa, sua rotina de trabalho e de exercícios, para que eu possa entender antes mesmo de te conhecer pessoalmente, do que se trata o seu caso.
Dessa forma, já sei o que esperar no primeiro dia e isso contribui para a minha forma de trabalho, que foge do tradicional da fisioterapia: Eu avalio e já inicio o tratamento logo no primeiro dia, além de já te instruir sobre o que fazer em casa para ajudar nossa evolução.
Dessa forma, priorizo o valor do seu tempo e já iniciamos a nossa caminhada rumo ao resultado o quanto antes!
A avaliação por fotos, que você já deve ter visto nas redes sociais e na página resultados aqui do site, são feitas de forma padronizada para que possamos acompanhar a resposta do corpo ao tratamento e sua evolução.
Caso você não deseje, as fotos jamais serão divulgadas.
O maior motivo pelo qual a nossa postura se altera são os encurtamentos musculares provenienes da nossa rotina. Estes encurtamentos alteram o posicionamento dos segmentos corporais, e são a primeira coisa que devemos tratar pensando em correção postural.
"Mas você não disse que é indolor? Alongar dói demais!"
É ai que você se engana! Alongar não deve ser algo doloroso.
O alongamento deve ser realizado de forma controlada e gradual, respeitando os limites do músculo em questão e entendendo que, assim como as outras capacidades físicas, a flexibilidade é treinável, e leva tempo para que possamos evoluir.
Se você sente desconforto sevéro ao se alongar, isso irá gerar uma contração muscular, exatamente o contrário de alongar, logo, é o que queremos evitar.
Uma das nossas grandes aliadas no processo de soltura do corpo, é a liberação miofascial. Caso você já tenha ouvido falar, você certamente deve estar pensando: "Mas ai que dói mesmo!".
E mais uma vez, isso está errado!
A liberação miofascial consiste em técnicas manuais e instrumentais para soltar o tecido conjuntivo que se encontrar por cima dos músculos e, para que seja efetiva, o corpo deve estar relaxado. Para que você possa estar relaxado/a, não queremos que ocorram as contrações musculares causadas pela dor.
A liberação irá nos ajudar a alongar e ganhar flexibilidade mais facilmente, além de, na fase mais avançada do tratamento, contribuir para a ativação muscular.
Ela é a parte mais relaxante do trabalho, te garanto que irá gostar!
Após soltar o corpo com a liberação, iremos alongar as musculaturas encurtadas que estão alterando a postura e/ou causando dores e desconfortos.
Inicialmente iremos realizar alongamentos passivos, ou seja, eu irei te alongar, o que é muito mais efetivo do que você se alongar, de forma ativa, pelo corpo estar relaxado e claro, por eu ter toda a habilidade e capacitação para tal.
Além de realizar os alongamentos nas sessões, irei te passar alongamentos para serem feitos em casa, que irão contribuir muito para a nossa evolução! Você pode realizá-los antes de se exercitar, depois de se exercitar ou em outro momento, não importa! O que importa é fazer!
E não se preocupe, eu sei que se eu passar muita coisa para ser feita vocês não fazem, então tento manter sempre entre 10 e 15 minutos no máximo!
Após o ganho de flexibilidade ser satisfatório e o corpo estar devidamente relaxado e livre da rigidez, iremos iniciar o processo de ativação muscular e fortalecimento.
São exercícios específicos para você, por isso você nunca irá me ver nas redes sociais falando que o exercício x é bom para o desvio y, afinal, preciso avaliar a pessoa para indicar o exercício a ser feito.
Os exercícios não são feitos com pesos como na musculação. Na sua grande maioria, precisaremos apenas de um colchonete, o que irá facilitar também que você os faça em casa.
Quando falamos do corpo humano, seja em qualquer área da saúde, nós devemos sempre levar em consideração o princípio da individualidade biológica, ou seja, cada corpo é um corpo.
Na grande maioria dos casos, são sessões 1 vez na semana apenas, ao longo de 12 a 16 semanas. Esse tempo não diz respeito apenas ao número de encontros, mas sim sobre o tempo necessário para que o corpo passe por essa alteração postural e consiga de adptar e consolidar o resultado.
Em alguns casos, como mostro em minhas redes sociais, logo no primeiro dia já vemos um resultado expressivo na postura, na flexibilidade ou na dor, mas isso não quer dizer que esse resultado irá se manter caso o paciente não se comprometa com o tempo de tratamento.
Apenas em casos mais severos será necessário sessões por mais de uma vez na semana e por mais de 16 semanas, mas isso pode sim acontecer, principalmente quando o quadro já é crônico (perdura por mais de 6 meses).
Ofereço um serviço diferenciado que vai além da fisioterapia convencional. Com anos de experiência e uma abordagem personalizada, garanto que cada sessão seja um passo importante rumo à sua saúde e bem-estar.
Para saber mais sobre nossos pacotes e preços, entre em contato. Estamos aqui para responder todas as suas dúvidas e agendar sua avaliação, onde já sairá melhor do que chegou!